MEO - Blog

Misticismo Esoterismo Ocultismo
Translation

quarta-feira, 22 de junho de 2011

REAL , VIRTUAL OU ATUAL ?

Base de tema para reflexões e discuções acaloradas, estas três palavras são expostas ao adepto ainda noviço em algumas Escolas Iniciáticas Autênticas como forma de instruir a mente do iniciando e faze-lo refletir acerca da relatividade das coisas e ate mesmo da própria existência.
          Para início de conversa, é preciso esclarecer aqui o conceito de Escola Iniciática Autêntica. Como a própria definição da palavra sugere, AUTÊNTICO é tudo aquilo que tem sua origem confirmada por fontes fidedígnas que atestam sua originalidade através da comprovação de fatos, símbolos e marcas que dão à coisa o carater de autenticidade de originalidade própria ou verdadeira.No caso das Escolas Iniciáticas Autênticas, é preciso mais um predicado para que possam ser aclamadas por Autênticas. Necessitam do endosso de um Mestre Avatar Realizado. Um ser supremo que já transcendeu o ciclo reencarnatório e estão no mesmo nível de Jesus, Buda , Saint Germain, El Moria, K.H.M e outros mais que possam existir e que eu desconheça. Isto é um dogma de fé diriam alguns e assim é e sempre foi.É um dogma de fé sim, ou se acredita ou não.Mas julgo que este dogma é o principal e mais importante fator de seleção para aqueles candidatos às Escolas Iniciáticas. De outra forma tais pretendentes ao estudo e iniciação dos Arcanos Superiores, estariam colocando a orientação de suas mais puras vocações, nas mãos de instituições não autorizadas misticamente à faze-lo.
          Mas voltando ao tema central do texto, as Escolas Iniciáticas propõem aos seus alunos o estudo e distinção entre termos que aparentemente são semelhantes, mas que, intrinsecamente tem características bem distintas. Tais são : a Atualidade, a Realidade e mais recentemente a Virtualidade.
          Segundo a tradição Esotérica, a Atualidade é a verdade absoluta ou a essência das coisas.Já a Realidade é a percepção da existência das coisas.
          Recentemente surgiu também o termo Virtual para expressar a condição gerada por arquétipos construidos artificialmente para simularem o mundo real. Com a informatização do mundo moderno, cada vez mais a Realidade Virtual é utilizada para simular condições reais e dessa forma poder-se estudar e fazer testes de correspondência real, sem os riscos e inconvenientes da realidade física. Por exemplo, um simulador de vôo para treinar pilotos, sem o inconveniente risco real que teriam se treinassem numa aeronave real. Para que possamos entender estes três conceitos expressos por palavras, temos que conhecer as diferenças ou características principais de cada uma. Assim é que :



A Atualidade quanto a :
1) Unicidade_ Tem carater único, ou seja, não é interpretativa.
    Ex.: Estrutura atômica do diamante.Para ser diamante so pode ter essa 
           formação atômica.
2) Essencialidade_ É essencial, de natureza única e pristina.
    Ex.: O diamante é condição única e essencial do cristal.
3) Diversidade_ Embora tenha natureza única,sua manifestação é diversificada.
    Ex.: Existem graus de pureza e côr dos diamantes que diferem uns dos outros.
4) Verdade Absoluta_ A Atualidade não deixa margem de dúvida, é matemática, 
     precisa e única para cada manifestação.
5) Relativismo_ A Atualidade nunca é relativa, é sempre absoluta e não depende
    de interpretação.
6) Causalidade_ Toda Atualidade é causal.Existe sempre uma necessidade "X" 
     para que venha a existir.
7) Transformação_ A Atualidade não se transforma, pois é o fundamento ou 
     natureza primeira de alguma coisa.

A Realidade quanto a :

1) Unicidade_ Não tem carater único.Sua existência é interpretativa.
2) Essencialidade_ Não é essencial, é particular e seus efeitos variam dependendo
    de como é observada.
3) Diversidade_ Também é diversa e multiforme.
4) Verdade Absoluta_ Não é absoluta e sim relativa.
5) Relativismo_ Sim é relativa,depende do ponto de vista do observador.
6) Causalidade_ Sim é causal e sua origem esta na Atualidade.
7) Transformação_ Sim é mutavel.Tanto por auto-trasformação quanto por 
    atuação de força externa.

Quanto a Virtualidade, podemos dizer que tem as mesmas características da Realidade.Então na tabela acima,as colunas Realidade e Virtualidade são iguais. Porém o que isto significa ? Para a mente humana, tudo que pode ser experimentado pelos 5 sentidos físicos, é real. E como o Virtual simula o Universo Real, a persepção da sua existência é tão real quanto a própria realidade.
          Um exemplo para consubstanciar a inter-relação entre Realidade e Virtualidade : Imaginemos como nos jogos de realidade-virtual que um indivíduo é inserido num Mundo Virtual onde a força de gravidade ambiente é proxima da Lua. O participante da experiência estaria praticamente isolado do Mundo Real por equipamentos sensitivos e audio-visuais,como os ja existentes, roupas de contatos e óculos 3D. Digamos então que num estágio mais adiantado de realidade-virtual, possamos também integrar ao sistema mais três dos 5 sentidos : Tato , paladar e olfato, ja que o sincronismo de movimentos e posicionamento espacial também ja existentes, transmitiriam ao nosso personagem uma imersão total no Mundo Virtual. Para o participante, este mundo seria praticamente real e a única distinção ou ponto de contato com o mundo real verdadeiro , seriam sua consciência e memória .
          Seguindo um pouco mais adiante no nosso ensaio, imaginemos agora que nosso participante da experiência tenha sido inserido na mesma desde recem-nascido e após anos de realidade-virtual , tenha sido desligado dos equipamentos e trazido à nossa vida real verdadeira. Alguem duvidaria que para o nosso personagem essa transição para um novo tipo de vida muito se asemelharia à nossa morte ? É lógico que não podemos prever com 100% de acerto o que de fato iria ocorrer com o nosso cobaia,ou que espécie de choque iriam ser produzidos em sua mente e corpo. Talvez o impacto com a nova realidade fosse tão forte ao ponto de leva-lo à morte verdadeira. Em fim,até que tal experiência possa ser feita,não poderemos saber exatamente o quê ocorreria com o indivíduo recem chegado à nossa realidade. Quem sabe se simplesmente chorasse muito,tal qual um bebê recem-nascido. Mas todas essas hipóteses são conjecturas e até lá teremos ainda que esperar.                              
                               
                              
                                   

Um comentário:

  1. Muito interessante e oportuno o seu artigo. O interessante é que todos nós vivemos esses aspectos de "verdade", só não nos damos conta disso. Achei particularmente instigante essa sua pequena alegoria do indivíduo submetido desde o nascimento à realidade virtual. Não só dá o que pensar, como pode ser base de uma história de ficção científica assustadoramente emblemática...

    Fraterno abraço,
    Marco

    ResponderExcluir